Como limpar e otimizar seu MAC

5 de agosto de 2014 às 19:06

Sim, nós estamos falando de uma super limpeza que vai fazer o seu MAC iniciar e trabalhar mais rápido!

Desde o momento que ligamos o computador pela primeira vez, nós começamos a acumular lixo digital e vagarosamente isso pode deixar o seu precioso MAC mais lento.

Mas vamos lá, existem várias maneiras de resolver a canseira do seu queridinho. Confira 18 passos indispensáveis para alcançar, de volta, momentos memoráveis com o seu MAC. E lembre-se, um MAC limpo é um MAC rápido. Sem sombra de dúvidas, vale o empenho! Check it out!

1)      Passo 1: Esse é o mais fácil para quem estiver de corpo mole para seguir os passos até o final (pois basta apenas um clique para uma rápida limpeza), mas também é o começo imprescindível para que as demais etapas funcionem corretamente. Então é só acessar http://macpaw.com/, e aproveitar o download gratuito para teste do CleanMyMac. Rode então o programa e siga os demais passos!

2)      Resete o SMC (System Management Controller): O mais importante para você saber sobre o SMC é que, o fato de você limpar esse controlador com um simples reset já dá uma pequena ajuda no desempenho do seu MAC. Primeiramente, desligue o seu Mac e desconecte do MagSafe; Remova as baterias (se forem removíveis); Aperte e segure por 10 segundos o botão “Power” e então libere; Coloque as baterias de volta e conecte ao MagSafe; Pronto! O controlador está limpo e pronto pra recomeçar!

3)      Limpeza no desktop: Mantenha o seu desktop o mais limpo possível, pois manter diversos ícones e atalhos diminui sim a capacidade de performance do seu MAC. Mantenha somente o mais importante e o que você mais acessa por dia, assim você também organiza a aparência da sua tela para não parecer tão bagunçada ou cheia de coisas que, com certeza, você não utiliza no dia-a-dia.

4)      Limpeza no menu iniciar: Essa lista de programas do iniciar deve conter no máximo 5 programas… quanto menos melhor! Para remover ou alterar esta lista: System Preferences -> System -> Users & Groups -> Login Items -> Edit your starting lineup.

5)      Hora de retirar o lixo: Assim como o lixo da sua casa não vai desaparecer em um passe de mágica, você também precisa limpar a lixeira do seu Mac de tempos em tempos. Para mandar embora o lixo, aperte então: Command + Shift + Delete, então uma tela vai aparecer perguntando se você deseja apagar permanentemente esses itens > selecione “Ok”. Aproveite também para limpar o “lixo” do iPhoto. Vá até o menu do iPhoto e escolha a opção “Empty iPhoto Trash”.

6)      Limpeza dos navegadores: Os navegadores são projetados para criar um histórico de todas as páginas visitadas, bem como: imagens, cookies, etc… Imagine então, quanto de espaço no seu disco rígido você pode liberar fazendo mais esta simples limpeza. Vá no Safari – Abrir o Safari -> Preferências -> Avançado -> Menu de desenvolvimento -> Checar menu de desenvolvimento > Limpar histórico. Vá também no Chrome – Abrir o Chrome -> Pressione Ctrl+H -> Limpeza de histórico -> Selcione a data de início -> Selecione pelo menos 4 items (limpar histórico de navegação + limpar histórico de download + apagar cookies + imagens e arquivos) -> Limpar. E o mesmo serve para oFirefox – Abrir Firefox -> Editar ->Preferências -> Avançado (Escolha +) -> Cache -> Limpar Cache.

7)      Livre-se de apps que você não utiliza: O iTunes têm milhares de apps, mas isso não quer dizer que você tenha que ter um monte deles no seu computador. Então, vamos otimizar! Acesse a sua lista de aplicativos e desinstale os que você não precisa mais ou até mesmo, aqueles apps que você utilizou poucas vezes. Mesmo que você seja cauteloso ao escolher seus apps, sempre é possível encontrar alguns que você não utiliza mais. Lembrando que você deve utilizar sempre a ferramenta desinstalar, e nunca deletar pois esta pode acarretar problemas por não remover todos os arquivos associados ao App.

8)      Reduza os dados antigos: Se você têm pastas volumosas no seu HD mas não precisa usar esses arquivos toda hora, você pode “zipar”. E para utilizá-los novamente, bastar extrair o arquivo. Você pode utilizar programas gratuitos, como o Winzip ou 7-Zip. Basta selecionar as pastas ou arquivos que você deseja zipar – para selecionar múltiplas pastas e arquivos, pressione CTRL e use o mouse para selecionar – clique em enviar e então selecione “Zipar”. Uma vez que você zipar seus arquivos, você pode seguir os seguintes passos: Mantenha a pasta zipada e apague todos os arquivos e as pastas que você originalmente utilizou. Outra sugestão é copiar os arquivos zipados para um HD externo e então apagar os arquivos zipados e originais do seu MAC.

9)      Mande os logs para o lixo: Quer você goste ou não, o seu MAC mantém logs sobre tudo o que você faz com o seu Mac e esses logs ocupam um grande espaço no seu HD. O nosso primeiro passo da matéria (MacPaw ou CleanMyMac), faz isso por você em apenas um click.

10)   Filmes, músicas e outras mídias: Se você têm o seu MAC por pouco mais de um ano, é bem possível que você tenha filmes, vídeos e músicas que você nem se lembra e nem tão pouco vai ter vontade de ver tão cedo. Para retirar estes arquivos vá até a pasta de Filmes/Música e Downloads para dar uma limpada geral nesses arquivos. Para você ter ideia, somente um filme com qualidade de DVD ocupa por volta de 700MB no seu HD, imagine então que se você apagar por volta de 10 filmes (que você não assiste mais) você pode trazer de volta 7GB vitais de espaço livre para o seu HD.

11)   Aumente a capacidade de armazenamento: Se mesmo lendo o passo acima, você é daqueles que acha que um filme ou música não vale um vergonhoso delete, então a solução para você é adquirir um HD externo. E tente manter pelo menos 40% de espaço livre no seu HD aonde o OS X está instalado, para uma melhor operação do sistema.

12)   Alguém quer arquivos de línguas estrangeiras? MACs são vendidos no mundo todo, então eles vêm equipados com vários idiomas. Se você pretende usá-lo somente com um deles, você pode liberar bastante espaço apagando os demais idiomas do seu HD.  Mais uma vez, CleanMyMac (do primeiro passo) pode apagar estes arquivos para você, somente com um clique.

13)   Limpeza dos widgets: Sim, eles são legais e mantém você conectado com informações na sua tela, porém se abarrotando com essas instalações, você facilmente estará diminuindo a velocidade do seu MAC. Se você está pronto para uma limpeza de widgets siga os seguintes passos: Vá em painel (tela) > Clique no ícone + (no canto esquerdo inferior) > Gerenciar Widgets > Selecione então os widgets que você deseja apagar.

14)   Atualize o OS X: Na verdade esta dica deveria estar no topo da lista. Você não tem ideia do quanto uma simples atualização do OS X pode ajudar a melhorar a performance do seu MAC. Vá em Apple Menu > Atualização de Software > Selecionar atualização (se houver disponível).

15)   Não deixe o seu MAC inativo o tempo todo: Muitos usuários não gostam de desligar os seus MACs, colocando-os então suspensos ou hibernando, para um acesso rápido. Porém, o seu MAC começa a perder a habilidade de corrigir e reparar alguns erros (o próprio MAC administra alguns resets para tanto). Porém, isso só acontece quando você o desliga e liga novamente. Então fica a dica, pelo menos algumas vezes na semana você deve desligar sim o seu MAC.

16)   Deixe o seu MAC fresquinho: Como qualquer outra máquina, MACs não respondem bem a altas temperaturas. Portanto, mantenha-o sempre em lugares frescos e com a saída de ar desobstruída para uma perfeita circulação do ar. O superaquecimento diminui a performance e pode levar a potenciais falhas de hardware.

17)   Reparações no disco rígido: O seu MAC vêm equipado com um utilitário que ajuda a reparar o seu disco rígido. Se isso parece muito técnico para você, saiba que só o fato de você rodar de vez em quando esse utilitário, ele pode resultar numa performance mais rápida do seu computador. Basta seguir os passos: Escolha Aplicativos > Utilitários > Utilitários de disco; Selecione seu disco rígido; Clique em verificar permissões de disco; Aguarde completar a varredura; Clique em permissão de reparação de disco; Reinicie seu MAC.

18)   Correção de erros: Além da reparação de disco, é possível fazer uma varredura de erros e corrigi-los. Vá em Aplicativos > Utilitários > Utilitários de disco; Selecione seu disco rígido > Verificação de disco; Aguarde completar a varredura; Se forem encontrados erros, selecione Reparação de Disco quando solicitado.

Ok, agora depois dos 18 passos para limpar o seu MAC de dentro pra fora, você precisa terminar a limpeza completa fazendo uma boa arrumação e limpeza na sua mesa. ;)

Então, mãos a obra e veja como você vai ficar surpreso após essa limpeza por completo.

 

*Fonte: MachMachines

Comentários