A fundação da Apple Inc.

8 de abril de 2014 às 19:15

A Apple é sinônimo de eficiência e de qualidade em todos os produtos que faz. Conheça um pouco mais sobre como esta grande marca foi fundada.

Foi em 1976, em 1º de Abril nascia a Apple Inc., em Cupertino, na Califórnia. A empresa foi criada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne em uma garagem e começaram a produzir computadores em miniatura. O primeiro passo para revolucionar a tecnologia.

Wozniak trabalhou na HP antes de fundar a Apple, o que o auxiliou a entender sobre engenharia de tecnologia e o colocou como o primeiro desenvolvedor da empresa na época. Steve Jobs trabalhou um tempo como desenvolvedor da Atari – a gigante do mundo dos videogames, ao lado de Nolan Bushnell. Jobs descobriu que sua área era realmente o Marketing e junto com onald Wayne e Wozniak, desenvolveram o Apple I. Um kit eletrônico que permitia que o cliente cronstuisse sua própria máquina. Nascia assim, a Apple Inc. e a era de computadores pessoais.

appleii

A empresa decolou mesmo com o lançamento do Apple II em 1977, sobe a liderança de Steve Jobs. A Apple começou a ganhar investidores e passou a criar uma máquina que conseguia rodar programas gráficos, jogos eletrônicos e utilitários. Em 1984 surgia o primeiro Macintosh projetado por Jef Raskin, mas com interferência direta de Steve Jobs. Um pouco antes do lançamento do Mac (1983), Jobs contratou o executivo da Pepsi, John Sculley. O Macintosh gerou disputas entre a equipe do Mac, dentro da própria Apple, com um computador concorrente, o Lisa. O Macintosh popularizou o mouse e vinha com o sistema operacional da Microsoft – Windows, porém o computador não conseguiu conter o avanço do IBM-PC. Com as vendas pouco animadoras do computador e o estilo centralista de gestão de Steve Jobs, Sculley resolve demiti-lo em 1985. Jobs então, cria a NeXT e ajudou na criação da Pixar – um dos primeiros estúdios de animação a fazer um filme totalmente em 3D, com Toy Story.

Em 1990 a Apple volta a crescer. Em 1992 o Newton é lançado, Sculley foi pioneiro nos dispositivos móveis sensíveis ao toque, mas ele não permaneceu no cargo de CEO por muito tempo. Michael Spindler assumiu a presidência em 93, mas não ficou por muito tempo e cedeu espaço à Gil Amelio em 1996. Amelio decidiu então comprar a NeXT, trazendo assim, Steve Jobs de volta a Apple. Aos poucos Jobs foi assumindo uma posição central na Apple.

Steve Jobs

Steve Jobs fez a Apple revolucionar em outras áreas e expandiu a empresa para além da computação pessoal. Em 2001, lançou o MP3 player iPod junto com a loja iTunes. Em 2007, lançou o iPhone, a fusão do iPod com um telefone celular, que popularizou as superfícies sensíveis ao toque e revolucionou o mercado de smartphones. No ano de 2010, Jobs apresentou o primeiro iPad, uma transformação na computação. Recursos multimídia sem precisar do uso de um teclado ou um mouse físico.

Steve Jobs faleceu em 2011. Atualmente a maçã é presidida por Tim Cook, o homem escolhido por Jobs para assumir seu cargo.

Fonte: www.icenter.com.br

 

*Por: Ellen Kemmerich – Agência Apê

Comentários