7 anos de existência do iPhone

8 de janeiro de 2014 às 22:26

Um iPod widescreen com controles sensíveis ao toque, um revolucionário telefone celular e um dispositivo de comunicação de Internet quebrador de barreiras. Três dispositivos em apenas um só: isto é o iPhone. Foi assim que Steve Jobs começou a apresentação do primeiro iPhone, anunciado em Janeiro de 2007.

Segundo Jobs, foram anos de pesquisa e desenvolvimento e integração entre hardware e software para chegar no modelo do primeiro iPhone, o 2G. Este modelo nunca chegou a ser vendido oficialmente no Brasil. A invenção do novo iPhone 2G só começou a ser vendido a partir do dia 29 de junho nos EUA, quase seis meses depois de ser anunciado. Somente em novembro de 2007 que o modelo 2G chegou a demais países como França, Reino Unido e Alemanha.

Foi com o iPhone 3G que a Apple começou a expandir sua lista de países para comercialização dos smartphones. Muita coisa mudou nestes 7 anos desde o primeiro smartphone multi-touch, lançado pela Apple. Já foram 8 modelos de iPhones até hoje. Os modelos mais atuais são os iPhone 5s e 5c.

iphones-on-display

Com 3 versões diferentes o modelo original 2G era de 4, 8 e 16 GB de armazenamento. Com sua tela de 3,5 polegadas, resolução de 320 x 480 pixels e 165 ppi de densidade o smartphone media 115 x 61 x 11.6 mm, pesava 135 gramas e tinha conexão somente à rede 2G. Seu sistema operacional foi o primeiro iOS – ele recebeu atualizações até a versão 3.1.3. A câmera fotográfica era apenas de 2 megapixels e não fazia vídeos e sua bateria durava apenas 8 horas de conversação. O preço do primeiro smartphone da maçã, na época, era de US$ 599 (cerca de R$ 1,2 mil).

iphone 2g

Uma curiosidade sobre o iPhone 2G é que ele não contava com aplicativos para baixar. Apenas alguns apps básicos já estavam disponíveis, já de fábrica, como o Safari, calendário, mapas, player de músicas, álbuns e câmera. A App Store surgiu somente no ano seguinte, com o lançamento do modelo 3GS.

Confira o vídeo de apresentação do primeiro iPhone: http://www.youtube.com/watch?v=9ou608QQRq8

 

Fonte: TechTudo e Apple

Comentários